sexta-feira, junho 27, 2003

Minha terra

parece o mapa do RS, né?






Breve histórico





Em 1549, o primeiro governador geral do Brasil, Tomé de Souza, fundou a cidade de São Salvador, na Baía de Todos os Santos, para ser a capital da colônia. Além de sede política e administrativa, a cidade funcionava como centro de comércio de produtos agrícolas produzidos para exportação, tais como açúcar, tabaco e algodão.



Em 1763, Salvador perdeu a condição de capital para o Rio de Janeiro. Tinha então 60 mil habitantes. O declínio econômico da cidade e da região gerou forte sentimento anticolonialista que resultou em lutas pela independência política.



Ao longo do século 19, a província da Bahia, assim como todo o Nordeste, sofreu com a decadência da economia canavieira exportadora. Mais tarde, na República Velha, o estado permaneceu à margem do poder.



Somente na década de 1950, com o início da exploração de petróleo no Recôncavo Baiano, a construção da Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso e a abertura da rodovia Rio-Bahia, o estado começou um processo de modernização. Nos anos 70, a Bahia recebeu incentivos fiscais que favoreceram a criação dos pólos industriais de Aratu e de Camaçari, na região metropolitana de Salvador, hoje o maior centro industrial do Nordeste.





Dados gerais







População (2000):

Bahia - 13.070.250 habitantes

Salvador - 2.443.107 habitantes



Participação no PIB nacional (2000):

4,3%



Composição do PIB (1999):

Setor agropecuário - 9,3%

Indústria - 39,7%

Serviços - 51%



População urbana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai, abre teu coração...