domingo, março 18, 2007

Food for the body




Eu gostava de cozinhar para mim. Só para mim. Aliás sou "especialista" em cozinha para um. Sei as quantidades a usar, os tamanhos das porções. Tenho fôrmas e pratos e travessas em tamanho para um ou dois. Tenho grande dificuldade em cozinhar para quatro pessoas, por exemplo. Perco totalmente a noção das quantidades. Não sei o quanto os outros comem. Mas até que acabo acertando, em geral. Digo, na quantidade.

Fazia tempo que eu não parava para cozinhar, cozinhar. Estava sempre comendo na rua, ou só fazendo hamburguer de proteína de soja e brócolis. Ah, e antes tinha sido o feijão e arroz. É que quando eu faço feijão, cozinho o suficiente para congelar e durar um tempão, o mesmo com o arroz. Então por algum tempo fui só descongelando e comendo.

Mas os dias têm voado, Feira de Santana me absorvido muito. Ah, sim, e tem isso, quando eu volto de Feira é difícil eu jantar. Chego tão cansada que só entro em casa, sento a bunda na cadeira e olho o que aconteceu no MSN ao longo do dia, vejo o Orkut, algum email que tenha chegado entre o desligar o pc em Feira e chegar em casa. Depois tomo um banho, um suco, e cama. Nem como.

Ontem na hora do almoço eu pensei em fazer um hamburguer. Abri o freezer e mudei de idéia. Peguei um empanado de frango com recheio de tomate e queijo. Tirei coisas de dentro do forno, fui lá no armário, peguei uma fôrma e resolvi assar o empanado. Adoro esta fôrma, é pequena, mas ideal "para alguém do meu tamanho". Aproveitei e fiz dois. E construindo diálogos imaginários.

Já que estava pela cozinha, resolvi fazer arroz. Fiz um arroz integral com cenoura e arroz selvagem (porque eu comprei estava em promoção outro dia, e então eu sou uma pessoa chique que come um arroz que custa 22 reais por 200g - mas me custou 1,99). Ficou tri bom.

Aproveitando minha estada naquelas bandas, e o forno aceso, e fiz duas fornadas de um salgadinho - baixa caloria - com massa de pastel. É simples, é só pegar discos de massa pronta de pastel, colocar numa forma, e cortar em tirinhas (ou em triângulos), e colocar para assar por uns 5 min. É muito rápido. E ficam umas tirinhas crocantes, sem óleo, salgadinhas.

Falando em light, o saldo do Pré-carnaval (=Martín) + Carnaval (=RJ), em duas semanas , foi de +2kg. E o saldo de todo o período pós-carnaval até o momento é de -400g. Odeio esta merda de metabolismo.

Bem, como eu estava de andanças pela cozinha, renovei também meu estoque de pasta de soja - que é tipo uma maionese de soja. Faz-se assim: um copo de leite de soja (que eu fiz com extrato, colocando 2 1/2 cl de sopa de extrato mais 200ml de água), tempero e óleo + azeite, e limão. Coloquei no liquidificador um pedacinho de cebola (resto da cebola que piquei pro arroz), um pedacinho de cenoura (resto do arroz tb), sal, alho, extrato de soja, água, e bati. Bati, bati, bati, e fui adicionando óleo de canola. Leeeeeeentamente. Depois coloquei um pouco de azeite de oliva (melhora sensivelmente o sabor da pasta). E sempre batendo, batendo. Depois, quando o troço fica meio cremoso (meio aguado, meio cremoso, na real). Aí coloquei num potinho. Nessa parte é que eu deveria adicionar o sumo do limão, mas eu não tinha limão em casa. Depois de colocar o limão, e guardar na geladeira, a consistência do bagulho aumenta, sem o limão fica mais leitosinho.

Gosto desta pastinha (molhinho) pra passar no pão e pra colocar na salada.

Depois coloquei uns pedaços de brócolis na frigideira, descongelando-os. Sim, eu só uso brócolis congelado. É uma maravilha. Sempre tenho brócolis em casa, estão sempre lindos, são fáceis de preparar e ficam gostosos (não aguados) quando feitos na frigideira (sem óleo, claro).

Ah, sim, este negócio de que faço tudo sem óleo é engraçado. Porque eu tinha uma garrafa de óleo em casa, fui olhar, o prazo de validade estava vencido. Isso SEMPRE acontece comigo. Só compro óleo para alguma receita. Como foi desta última vez, para o pão que não funcionou, que precisava de 1 COLHER DE SOPA DE ÓLEO DE CANOLA. Só vendem em litro. Foda, né?

Aliás, isso é foda na indústria alimentícia: porções gigantes de alimentos. Tenho dificuldade em encontrar pacotes de coisas com menos de 1kg. Ainda bem que o feijão tem um pacotinho duma marca aí que eu encontro de vez em quando de 500g. E eu faço meio pacote, depois mais meio. E dura um tempão. É, cozinhar para um tem que ter alguma vantagem...

Dica: uma ótima página para receitas. Experimenta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai, abre teu coração...