segunda-feira, maio 20, 2002

Mala sem alça e sem rodinha
Sessão dicas de viagem



Contenha-se na hora de arrumar a mala



As roupas, equipamentos e até o tamanho da mochila que vai levar dependem da duração da viagem. Procure se conter na hora de arrumar a bagagem. É impossível prever imprevistos; e um quilo de peso extra valerá por dois na segunda semana, três na terceira e assim por diante. Se cometer o erro de levar excessos, não se envergonhe: despache o excedente de volta ou simplesmente jogue-o fora.





O que colocar na mala



Abaixo está a bagagem aconselhada para viagens entre 30 a 120 dias: Objetos-> Mochila - Prefira as leves, resistentes e confortáveis, especialmente os tipos de náilon. Quando adquirir uma mala ou mochila considere sua durabilidade, funcionalidade e praticidade. Lembre-se que ela será sua casa durante a viagem. Jamais leve malas ou sacolas. São mais difíceis de carregar, pois exigem pelo menos uma mão livre todo o tempo; Calça Jeans - São versáteis e indispensáveis em locais que não pode entrar com pernas de fora. Vá com uma no corpo e outra na mochila. A reserva deve ser mantida limpa e pode ser sua arma secreta em noites de paquera; Camisetas, Shorts, Meias, Cuecas e Calcinhas - O número ideal á três de cada. Assim você não precisará lavar as peças de um dia para o outro. Leve roupas confortáveis que dispensem o ferro. Selecione peças de roupa que gosta, pois constantemente estará usando-as. Sapatos e roupas novas devem ser comprados com antecedência para irem amaciando.Procure levar uma camiseta de seu país. Ajuda a fazer amizades e a conhecer conterrâneos; Bota, Tênis e Chinelo - Um de cada é suficiente. A bota pode ser substituída por outro tênis se você viajar no verão. Leve tênis com boa aparência, mas nunca novo. Pode machucar o pé. Chinelo é importante na hora de usar banheiros coletivos. Deixe os sapatos em casa, a menos que você esteja programando visitar lugares muito especiais; Blusa de Lã - Para se prevenir contra baixas temperaturas no decorrer do período. Se você viaja no inverno, inclua na bagagem blusa e calça térmicas, luva, gorro e jaqueta. Lembre-se que tudo isso terá que caber na mochila quando você estiver usando; Toalha de Banho - São essenciais, mas se você passar a noite num albergue ou hotel e for embora ao amanhecer, tome um banho e se enxugue com o lençol da cama, para manter sua toalha seca na mochila ou mala; Artigos de Higiene Pessoal - A gosto desde que não tomem muito espaço. Evite levar vários produtos para o mesmo fim, como xampu, creme rinse e condicionador. Prefira os frascos pequenos. Secador de cabelos, por menor que seja está descartado.





Objetos que podem ser úteis para quem viaja sozinho



Camisinhas - Considere-as tão indispensáveis quanto suas cuecas ou calcinhas. Tenha sempre na carteira, prontos para surpresas felizes. Na hora H, não esqueça de usar; Relógio de Pulso Despertador - Fundamental para não perder horários de partida e programar seu tempo em uma cidade; Porta-Dinheiro - Existem dois tipos: o de cintura (que fica para dentro da calça) e o de pescoço (que fica na altura do peito). Ambos ajudam a manter em segurança seu passaporte, dinheiro, cartão de crédito, traveller´s check e passagem de volta; Adaptador de Voltagem/Transformador - Muitos países possuem voltagem diferente, caso esteja com uma filmadora precisará recarregar a bateria; Saco Plástico - É essencial para colocar roupa suja ou úmida; Corrente e Cadeado - Úteis contra a ação dos gatunos, principalmente quando você fizer uma viagem noturna de trem. Prefira uma corrente fina e um cadeado pequeno, por questão de espaço e peso; Canivete Suíço - Ocupa pouco espaço e lhe garante no mínimo, chave de fenda, abridor de garrafas e latas, faca, palito de dente e até bússola; Talheres - Sempre necessários já que fará muitas refeições por conta própria. Procure levar um kit portátil, desses em que a lâmina da faca encaixa em seu próprio cabo; Mapa - Embarque apenas com um que abranja todos os países que vai visitar. Os escritórios de turismo possuem mapas locais ou regionais eficientes; Diário - Pequeno caderno para anotar endereços de novos amigos, acontecimentos marcantes e informações úteis; Calculadora pequena - Procure levar uma calculadora pequena e barata para fazer as conversões com tranqüilidade e conseguir um tempo extra na hora de pechinchar fazendo as contas e algumas caretas de insatisfação para atingir o seu objetivo; Máquina Fotográfica - Prefira os modelos simples. As sofisticadas exigem vigilância redobrada contra roubo; Papel Higiênico - Você nunca sabe a hora que vai precisar; Kit primeiros socorros É aconselhável levar um ?Kit primeiros socorros? o arsenal básico de viagens é composto por remédios que você já toma; antitérmicos (para a febre); antiinflamatórios (para dores); antieméticos (para enjôos); remédios específicos para controlar crises de diarréia; pastilhas de cloro (para esterilizar a água) e preservativos (você sabe pra quê), anti-séptico e band-aids, o batom de manteiga de cacau e creme hidratante.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai, abre teu coração...