domingo, agosto 21, 2005

comentários no blog alheio


Meus pitacos neste post do blog do Johnny.

Discordo! Num primeiro momento eu achei legal esse negocinho da MTV, mas depois, pensando bem... puta que o pariu, quem a MTV pensa que é? Se eu quero ler um livro, eu pego leio um livro, na hora que me der na telha ou me for possível. Aí vem a MTV cheia de moral para me dizer que eu tenho que desligar a tv naquele horário e ler um livro? Se eu liguei a tv era porque queria ver tv. Tudo bem, tudo bem... eu, Katemari, que já leio, que 'estou recém saindo da adolescência' (aham, sério :-p ) talvez não precise de um aviso desses da MTV. Entretanto, com uma criança, um adolescente, ou seja lá quem for, não acredito que mandar ler um livro seja uma atitude que realmente incentive uma mudança de comportamento. Quer incentivar a leitura? Então faça um bom programa televisivo (sim, MTV é TV) que agregue literatura. Agora, não me venha colocar aquela msg para eu ler um livro na tentativa de justificar a queda da qualidade dos programas - sim, pq a MTV piorou muito nos últimos anos - com um cartazinho politicamente correto! Se a MTV faz programa para beijar sapo, pode tentar fazer programa literário. Aproveita então que trabalha para um público jovem, com apresentadores que utilizam uma linguagem acessível para esse público e façam discussões sobre livros, autores. Para mim incentivo à leitura se faz mostrando que se lê e mostrando o quanto isso pode ser legal, mostrando-se empolgado com um livro. Não adianta eu chegar para meu aluno e dizer "esse livro aqui vocês deveriam ler", é mais 'eficiente' eu dizer "eu li um livro tri bom esta semana, fala disso e daquilo, o cara é muito interessante. Tem uma passagem que ele fala isso e aquilo..." Acaba gerando curiosidade. E essa peça da MTV, para mim, chega a ser ofensiva: primeiro porque diz o que eu devo fazer e quando, segundo porque parte do princípio que eu vou acreditar que um canal de televisão, que vive em função de propaganda, realmente quer que os telespectadores desliguem o aparelho. Ai, vai acabar o espaço denovo!
Só uma coisinha, é que eu acredito que nossa educação deve ser pela autonomia, nesse sentido é que essa 'coisa' da MTV me irrita, porque não dá ao sujeito os elementos para decidir o que quer fazer, ver clipes ou ler, ou ouvir rádio, ou dormir, ou escrever...
Tá, não vou escrever mais.:-)O que eu estou lendo?Várias coisas técnicas em paralelo, mas fica esse registrado: Documentos de Identidade - Tomaz Tadeu da Silva - ed. Autêntica.
Acho tri bom discordar de vez em quando. Senão fica tão chato. :-p
Beijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai, abre teu coração...