segunda-feira, março 01, 2004









Comprei umas pimentas de cheiro outro dia, mas não sei bem como usar. Então, aqui lá vai uma aulinha básica sobre pimenta.





A pimenta é uma especiaria que conquistou muitos paladares em todo o mundo, devido ao sabor especial que dá aos mais variados tipos de pratos. Muitas pessoas também não podem nem ouvir falar em pimenta, pois associam seu uso à uma ardência demasiadamente forte. Porém, existem pimentas mais picantes e pimentas mais suaves, que podem satisfazer a gregos e troianos. Veja os principais tipos.





Passo a passo:



1. Pimenta-do-reino: pode ser usada inteira ou moída na hora. Ao contrário de muitas outras pimentas, não é indicada para a saúde do organismo, já que não contém capsaicina, substância que auxilia a digestão, estimula o movimento do colo intestinal, estimula a secreção salivar, etc. Tipos: verde, preta e branca. Indicações: carnes, molhos, peixes e saladas (moída); conservas (grãos).



2. Dedo de moça: boa para a saúde, bem suave, com sabor pouco picante. Pode acompanhar os mais variados tipos de pratos. Indicações: molhos, peixes.



3. Malagueta: boa para a saúde, muito picante. Deve ser usada com bastante moderação para que seu forte sabor não estrague o prato. Indicação: feijoada.



4. Japaleño: ardência baixa, pele saborosa. Ideal para ser usada em molhos para tacos e burritos (culinária mexicana).



5. Pimenta da Jamaica: sabor suavemente adocicado e pouco picante. Seu sabor lembra a mistura de cravo, canela e noz-moscada. Indicada para carnes, peixes, frangos e doces (pudins, tortas, etc).



6. Habanero: considerada uma das pimentas com sabor mais picante. Indicação: molhos (bem diluída).



7. Cumari: sabor muito picante e um pouco amargo. Bastante odorizada, é utilizada para perfumar pratos Indicações: carnes, frangos, etc.



8. Pimenta-de-cheiro: saborosa, odorizada, forte e picante. É muito utilizada na culinária baiana e nordestina. Indicações: bobós, xinxim de galinha, etc.



9. Pimenta caiena: uma das pimentas com sabor mais picante. Muito utilizada na culinária mexicana e asiática. Indicada para temperar aves, peixes e molhos









Atenção:



1. Este artigo é baseado em informações obtidas em:



http://www.taste.com.br/news/templates/noticia.asp?idNoticia=2402



http://www2.correioweb.com.br/cw/EDICAO_20020804/vid_mat_040802_177.htm



http://www.ciadogourmet.com.br/pimenta.htm



http://www.linguanotto.com.br/pimentas/tab_pim1.htm



http://redeglobo.globo.com/globoreporter/abertura.php?controle=603&codprog=120



http://www.iof.mg.gov.br/iodiario/rural/11042000/Pimenta.htm





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai, abre teu coração...