domingo, junho 11, 2006

Itacaré-é




No final de semana passado viajei, fui para Itacaré. O lugar é mais do que lindo. Lembrei-me muito da Taciane, com certeza ela iria amar. Fiz trilhas por meio da mata atlântica, passei por dentro de manguezais, vi cachoeiras surgindo do meio da mata. Lindo. Deslumbrante. Fiquei louca pra praticar arvorismo, vi cobra até!!! Soooooper emocionante.

Comi pra caralho, e bem. A gastronomia de Itacaré é fantástica. Comi um peixe com banana da terra (e couve) que era uma delícia. E o café da manhã em Ilhéus??? Perfeito.

Tem uma pousadinha em Ilhéus onde já havíamos ficado da outra vez, e recomendo. Tá, tudo bem, não lembro o nome agora, mas recomendo mesmo assim. O lugar é fofinho, tem uma piscina bacanex e um café da manhã perfeito.

Em Itacaré ficamos na praia da concha, na pousada Naínas. A pousada é muito lindinha, toda fofa. Ficamos na suíte loft. Dois andares, tv, ar-condicionado, rede, dois sofás, cama, tapete, várias almofadinhas lindinhas... tudo num climinha esoterex. Muito lindinha. Mas, mas, maaaas tivemos alguns problemas. Um dia ficamos sem água. A bomba estragou. Então disseram que iriam arrumar, já viria alguém. Em 5 ou 10 minutos. Esperamos, esperamos. Nada. Desci pra reclamar. O menino disse que não teria como arrumar naquela noite, só no dia seguinte. Tá, mas por que não disseram isso antes??? Tudo bem, então pedi para usarmos o banheiro de outro quarto, que tivesse água. Assim fizemos.

As toalhas não foram trocadas. Ficamos duas noites na pousada e não trocaram as toalhas de banho, tampouco as de rosto. Pô, era o mínimo, né? É praia, é um lugar cheio de barro. O tapetinho branco do banheiro já não era mais branquinho no segundo dia. Não estava embarrado, porque não sou porquinha, mas mesmo assim. Além disso, a diária não foi nem um pouco mais barata para não se trocarem as toalhas. Veja bem, se saíssemos e voltássemos, teriamos toalhas limpinhas, não é? Então. Não é por ficar no quarto que não se troca a roupa de banho. Enfim, enfim...

O café da manhã era bom, mas não era o máximo e um dia eu pedi um beiju pra cozinheira e ela disse que não podia fazer porque não tinha côco. Eu disse que poderia ser sem côco (aliás, eu não iria querer côco!). Ela disse que sem côco não dá pra fazer. Eu disse que poderia ser puro. Ah, não, puro não dá. -1 ponto pra pousada.

Chovendo, ficamos vendo tv, o Pedro foi comer um amendoim do frigobar... o amendoim estava ruim. Foi ver a validade. Estava vencido. Reclamei na recepção. O menino perguntou se eu queria outro, disse que sim. Até agora não vi o amendoim. -1 ponto para a Naínas.

Como estava chovendo e frio, pedi um cobertor. Ele disse que já levaria. Passou a tarde, a noite, saimos pra jantar, voltamos, e ele não levou. Pedi à noite um cobertor para o recepcionista/segurança da noite, que me deu um. -1 pontinho.

Logo na chegada, fomos recepcionados por um menino, Lucas (Rafael Lucas, na verdade. Sobrinho da proprietária da pousada). O menino se dizia recepcionista e guia da pousada. Fechamos com ele dois dias de passeios (os dois dias que passaríamos em Itacaré) por 90 reais. No dia seguinte, fomos para o passeio que foi ótimo, mas ele, como guia, deixa um pouco a desejar. Precisamos fazer parte do trecho de carro, e ele não avisou que usaríamos o carro. Além disso, o tinha trechos em que, numa situação um pouco mais lamacenta, impossibilitaria o percurso, pois o carro não tem tração nas 4 rodas! Ele deveria ter avisado. Passamos por trechos de mangue em que atravessamos por dentro da água, até as coxas. Não fomos avisados. Um guia tem que informar quais as condições da trilha. Fora isso, o menino era legal e divertido. 17 anos, pai de um menino de 2 anos, com uma gaúcha de 23. Bahia.

Ao final do dia, voltando para o centrinho de Itacaré, ele avisou que no dia seguinte o passeio não seria feito por ele, mas pelo irmão, que passaria às 8h30 na pousada e nos levaria. Nós deveríamos pagar 50 reais no ato e os outros 40 deveriam ser pagos para o irmão.

Você, caro leitor, viu o irmão do Lucas, o guia da pousada Naínas em Itacaré? Não? Eu tampouco. -1 ponto para a pousada. Nem avisar ele avisou.

Ao fechar a conta na pousada, a tia do Lucas nem falou nada. Pediu desculpas pelo "aborrecimento" com a falta de água, e só. Não ofereceu desconto, nem um benefício para estadas futuras. Pois é, só era lindinha e bem localizada, no fim das contas. Fiquei muito aborrecida. Especialmente porque eu havia olhado na internet antes, tinha ligado pra lá, achei o lugar lindinho. Mas definitivamente não há profissionalismo. Uma lástima.

Quanto às praias: a perfeição, o paraíso. É lindo, lindo, lindo. Muitíssimo lindo. Uma delícia. Conheci as praias: Arruda, Jeribucaçu, Cachoeira da Usina, Prainha, Ribeira, Tiririca, Praia da Concha e Itacarezinho. Talvez as mais bonitas tenham sido Ribeira e Prainha. Gostei muito dessas duas. E na prainha, banho de mar, banho de rio e beiju!!! Paraíso, paraíso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai, abre teu coração...