quarta-feira, maio 18, 2005

It is (definetly) beyond my control





Comumente, a angústia é entendida como um estado de aflição, de sofrimento. Experimentada por todos os homens, em todas as culturas, confunde-se com o desespero.

O desespero manifesta-se nos temores, no desconhecido, na falta daquilo que é fator de segurança, na perda, na incerteza do porvir. O desespero leva o homem a voltar-se para as questões que podem levar ao sentido da existência e para a consciência da própria finitude. O desespero é também o que nos desacomoda, nos desestabiliza, impulsionando-nos a buscar outros caminhos. Esses caminhos nos oferecem as inúmeras possibilidades de escolha e cada escolha carrega em si a angústia que lhe é característica.

Angústia, o que é isso? Sartre afirma que ?o homem é angústia? em razão da responsabilidade por suas escolhas. Tais escolhas afetam não só o indivíduo, mas também a humanidade inteira. Ainda que possa ser disfarçada por outros modos de ver, acreditando-se que ?ao agirem só se implicam nisso a si próprias?, a angústia se manifesta, não sendo possível fugir-se dela a não ser por uma atitude de má-fé, ou seja, escapando da angústia provocada pela liberdade de escolha, fugindo à responsabilidade de assumir a sua própria escolha, deixa que o Outro decida por ele. E a má-fé tem suas conseqüências.

A angústia provocada pela decisão a ser tomada e pelo peso da responsabilidade, como descrita por Sartre, tem a ver também com a pluralidade de possibilidades (é difícil saber qual é a melhor possibilidade). O que define o homem no mundo para Sartre é o sentimento de situação. O homem é um vazio, um projeto que se torna ato e essa disposição para construir a própria essência gera a angústia.

A angústia sartreana é essa consciência de liberdade, de ser como é, de ser o que é e nada pode ser feito contra isso.
*

Tudo o que eu como embola no estômago. Taquicardia. Ansiedade. Fome. Lágrimas compulsivas e que não param. Ou param, e voltam. Sem avisar. Definitivamente, odeio muito tudo isso.





*Tirado daqui.

2 comentários:

  1. Roubei essa foto para o meu blog... de boa?

    ResponderExcluir
  2. não consegui publicar o coment pelo meu nick mas taí..http://diegoboina.blogspot.com/
    abraço!!!!

    ResponderExcluir

Vai, abre teu coração...