quarta-feira, outubro 09, 2002



Da lista da abep (assoc. bras. dos est. de pos-grad. no reino unido)



O debate em torno das eleicoes e dos recentes resultados (pelo que se pode notar nessa lista) tem pouco de politico e muito de desejo. Trata-se de discussao com matizes religiosas, de pura fe ou de descreca. O personagem central eh o Lula, deus ou demonio. As pessoas nao estao discutindo a realidade - mas o que gostariam que a realidade fosse. Esse desejo eh visto como o proprio real, um real que nao eh percebido pelos outros, que estao do lado oposto, e que precisam ainda ser iluminados.

Os petistas gostariam muito de que o Lula de quem falam, fosse mesmo a pessoa coerente, capaz, moralmente irrepreensivel, com visao de futuro, estadista latente, paladino dos pobres e oprimidos que querem acreditar que eh.. (Mesmo que as aliancas atuais e as declaracoes cada vez mais contraditorias e evasivas coloquem isso em duvida). Os anti-petistas gostariam mesmo que ele fosse o dissimulado, o duas-faces, o despreparado, o ignorante, o faz-e-diz-qualquer-coisa-pelo-poder, o perigo rondando as nossas portas, que eles apregoam.

Porem os homens sao muito mais complexos do que este maniqueismo (o qual muitas contribuicoes a essa lista sao uma demonstracao) pode nos levar a crer. Nao se trata de preto ou branco, de luz ou escuridao, de herois ou bandidos. Isso eh coisa de um pensamento primitivo ou infantilizado (as criancas falam nos do bem X os do mal...), que so pode nos levar a conflitos, fechando negociacoes necessarias para a governabilidade e para o atingimento dos sonhos de justica social dos quais o PT sempre foi um dos maiores propagadores. O pensamento dualista, acritico e oportunista nao pode nos impedir de analisar a realidade com mais rigor e profundidade - que eh o que se espera de doutorandos, professores universitarios e pesquisadores.

Por exemplo. chamar o Serra de direita eh uma profunda injustica para quem, como o ele, foi exilado e lutou muito pela democracia - esquecendo dos proprios companheiros de campanha, que o PT vergonhosamente encampou, como Sarney, Roseana, ACM, etc. Justificar isso como necessidade eleitoral me soa como cinismo, com ecos stalinistas ou piores.

Da outra parte, tentar desqualificar o Lula por ser trabalhador ou por cometer alguns erros gramaticais eh uma ofensa a maioria absoluta do povo brasileiro e uma demonstracao de ignorancia - nao do acusado, mas dos acusadores.

O que devemos levar em consideracao para a nossa escolha no segundo turno sao as propostas reais dos candidatos, das quais vimos e ouvimos muito pouco. Perguntas basicas como - de onde vao sair os recursos para realizar as promessas de campanha? como evitar a avalanche inflacionaria que viria com o aumento excessivo dos gastos publicos, sem prejudicar os programas sociais tao necessarios? como incentivar o desenvolvimento do pais sem cair numa argentinizacao? como proteger as conquistas sociais sem cristalizar arcaismos mussolinianos como a CLT?

Desculpem o longo email. Tento contribuir para o debate e nao quero ofender aqueles que pautam sua conduta politica pela sua fe - mas o fundamentalismo realmente me assusta.



Antonio Simao Neto, de Curitiba

4simao@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai, abre teu coração...