quarta-feira, novembro 26, 2008

Dia do Peru





Esta semana o Samuel me disse que este ano haverá uma comemoração de dia de ação de graças em Recife. Eu pensei, nossa que absurdo! Porque eu "aprendi" na semana passada o que era "o tal" do Thanksgiving. Este será meu primeiro Thanksgiving e vou passar com a família de uma colega de aula. Então eu comentei que nem sabia qual era a razão do feriado. E o que minhas colegas explicaram é que era relacionado à colonização dos Estados Unidos, uma celebração à chegada no 'novo mundo'.

Então não faz sentido se comemorar no Brasil por algo que tenha acontecido nos EUA. E mesmo nos EUA a "comemoração", bem lá no fundo, tampouco é legal, porque desconsidera os massacres à população indígena que já habitava essas terras.

Aí estava lendo as discussões sobre a data numa comunidade do Orkut e vi uma explicação do Thanksgiving que relacionava com uns agricultores que passaram maus bocados e depois tiveram fartura e fizeram uma ceia celebrando as graças. Não se precisa conhecer muito de história pra ver que tem algo errado. Fui olhar na wikipedia. Vi que há diferentes versões para o Dia de Ação de Graças.

Nesta reportagem aqui há uma discussão sobre o mito do Thanksgiving.

Conversei com uma das meninas aqui de casa e ela disse que algumas pessoas até sabem da "verdadeira" história, mas o motivo original da comemoração acabou se perdendo e as pessoas usam a data para celebrar as boas coisas da vida e passar em família, e comer bastante, comemorar a fartura e as amizades.

A casa aqui está praticamente vazia, todo mundo viajou ou viaja hoje. Só uma das meninas que vai passar apenas a quinta-feira (dia do Thanksgiving) na casa de um amigo.

Pelo sim, pelo não... viajo hoje e vou comer bastante peru e tirar fotos. Volto na sexta-feira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai, abre teu coração...