segunda-feira, janeiro 01, 2007

Encontros e desencontros




ou O amar é um lugar estranho (lá em Portugal), ou simplesmente... Lost in translation (no original).

Finalmente assisti o filme da Sofia Coppola. Do início ao fim. Já havia tentado outras duas vezes, mas acabava dormindo. Não que o filme fosse chato, mas ia assistir já tardão e podre de cansada.

Vi hoje à tarde, no primeiro dia do tal do ano novo. Para mim, como sempre, muito barulho por nada. Com o tal do ano, não com o filme, que foi ótimo.

E o final do filme foi fantástico. Tive medo de um final decepcionante, eu fiquei torcendo para que não acontecesse o que não aconteceu. Vale a pena.

É fácil gostar quando há identificação.

Tenho vindo pouco por aqui. Tanta coisa acontecendo, em todos os sentidos. Ao mesmo tempo que parece que nada acontece na minha vida.

Há 3 semanas voltei para a academia, e voltei a cuidar melhor da alimentação. Há 3 semanas não emagreço 1g sequer. É muito frustrante. Dá vontade de jogar tudo pro ar e comer qualquer coisa que dê vontade, sem pensar na quantidade de gorduras, fibras, calorias... a academia eu gosto, pelo menos isso. Relaxa-me, diverte, distrai. Mas toma tempo.

Há 2 semanas faleceu o companheiro da minha mãe. Foi na quarta-feira, 20. Eu estava numa reunião, em Feira, trocando SMS com ela quando ela recebeu uma ligação de que ele tinha falecido. Ele estava com câncer. Havia sido diagnosticado há 2 meses. Foi tudo muito rápido e muito intenso. Eu comprei uma passagem para ir pra Poa. Organizei umas coisas em Feira e vim pra Salvador. Cheguei em casa, comecei a arrumar as coisas, liguei pra minha mãe, e decidimos que eu não iria. Ela viria depois, passar uns dias e descansar. Cancelei a passagem. Agora ela já diz que não sabe se vem ou não... não sei quando volto a Porto Alegre.

Quem voltará, mas para Salvador, é o Pedro. Nessa mesma semana ele contou-me a "novidade". Não sei quando vem Vem dia 13 de janeiro (!), não sei quando vai.

Estou numa fase em stand by denovo. Parece que estou sempre assim. Agora é o tal do doutorado. Vou fazer o processo seletivo. Há mais chances de eu não passar do que de passar. É horrível esta sensação. Quando fiz vestibular a primeira vez, não sabia se passaria ou não. Na segunda eu sabia que iria passar, meu objetivo não era passar, era passar nas primeiras colocações. O mesmo no mestrado, meu objetivo era passar entre as 5 primeiras, em função da bolsa. Mas com o doutorado é diferente, é grande a sensação de que não vou passar, principalmente porque não é algo que parece depender de mim. Não é questão de estudar muito e fazer uma boa prova, são vários os fatores e tenho pouco ou nenhum controle sobre eles. E ficam todos os planos de vida suspensos. Tudo agora depende de eu entrar no doutorado. Se eu entrar, pronto... por 4 anos a vida fica estável, eu fico sabendo quem eu sou e o que estou fazendo da minha vida. Se eu não passo, tudo desmorona. Vou fazer o quê? Vou pra onde? Por quanto tempo? Quando? Como? E depois? 4 vagas. 4 vagas. E o projeto que não sai. Eu leio, releio, escrevo. E dá um branco e tudo pára. A coisa não flui.

E não tenho paciência para ficar muito tempo no computador. Apesar de passar o dia as voltas com ele.

E tem que se lavar a louça, e a roupa, e varrer a casa, e limpar o chão, e trocar a roupa de cama, e fazer almoço, e janta, e supermercado, e ir no banco, e no outro, e no outro, e pagar conta, e fazer ligações, e visitar um, e outro, e manda feliz natal, e deseja feliz ano novo...

Das novidades? Fui na liquidação da Tok & Stok na quarta-feira, 27, e comprei várias coisas muito baratinhas. Um relógio de parede de R$139,60 por R$35,94!!! Esse foi o melhor negócio. Comprei espelho, porta copos, ímãs e uma almofada. Fiquei feliz com minhas pechinchas.

Ganhei presente de natal e fui na praia terça-feira, 26. Lá no Flamengo, a praia que eu gosto. Na quinta, 28, fiz um milhão de coisas de banco. Aliás, na quarta eu também fiz milhões de coisas de banco, incluindo ligar pra ouvidoria da Caixa Federal, reclamar da agência do Canela, e receber ligação com desculpa esfarrapada da ag à tarde e dizendo que resolveriam o problema no dia seguinte. E resolveram.

Assim... liguei pro 0800-sei-lá-o-que e agendei um horário na CEF. 11h15. 11h10 eu estava lá. E havia fila na agência. E a mocinha que fica lá fora fazendo agendamentos não estava. Entrei na agência e me disseram que não fariam agendamentos naquela semana. Só em 2007. Eu disse que havia agendado por telefone. Ahhh, mas tem que entrar na fila, não estamos atendendo por agendamento esta semana. Tá bom. Sai furioooosa da CEF. Sério, eu chorava. De ódio. Cheguei em casa e liguei pra ouvidoria. À tarde a mocinha da agência liga, pede desculpas e disse que foi um problema de informática mas que amanhã (28) já estaria tudo regularizado. No dia seguinte liguei pela manhã para o 0800-sei-lá-o-que e agendei. Novamente 11h15. Cheguei lá... e estava a mocinha com o computador lá do lado de fora. Humpf, gracinha, não era a semana toda sem agendar. Sei que daí fui atendida rapidinho.

Ainda na sessão bancos, o MEEEEEEEEERDA do Bradesco me enganou bonitinho. Não vou encompridar a história, só vou dizer que este é o pior banco com que eu já trabalhei (que foram: Banco do Brasil, Banco Real, Banespa, Banrisul, Caixa Estadual, Caixa Federal). Eu não tenho a menor dúvida. Primeiro porque é um banco ladrão. Que ROUBA descaradamente. Cobram-me coisas indevidas, eu reclamo, o merdinha do gerente fica de estornar e NÃO ESTORNA. Se isso não é roubo, eu não sei o que é. Assim, eu só posso fazer 4 movimentações por MÊS no caixa automático. Num mês fiz 5. Cobraram-me 4,00 e pouco!!! Ele olhou, disse quera pra ser só 1,20 e que iriam estornar. Estou esperando até hoje. Debitaram da minha conta um valor de seguro contra roubo do cartão - serviço que, vamos combinar, eles são obrigados a oferecer sem eu ter que pagar a mais por isso - e eu não pedi o tal do seguro! Estou esperando o estorno até agora também. Cobram 7 reais de manutenção de conta (no BB eu pago 2,10 e posso fazer 20 saques por mês). Cobram-me por cada extrato mensal que eu tire. No BB eu tenho direito a um de graça por mês. E por aí vai...

Por que eu tenho conta neste banco LADRÃO? Porque o fofíssimo estado da Bahia paga meu salário por esta merda de banco. E agora que o governo federal disse que todo mundo pode receber por onde quiser, e deu autonomia pros estados decidirem quando vão implantar essa nova determinação, este estadinho aqui resolvei que vai ficar ainda mais sei lá, 4, 5 anos com a merdinha do Bradesco. É uma palhaçada.

Enfim, mudando a página bancos... a quinta foi bem boa.

Sexta tranquila. Último dia da academia aberta. Depois fui me encontrar com a Maria no Pelourinho. E lá encontramos, por acaso, a Dami, uma inglesa que está fazendo estágio em Campinas e que estava passeando em Salvador. Acabamos todos em Santo Antônio na casa de um amigo canadense da Maria. Éramos 4 canadenses, uma inglesa, eu, whisky e guaraná. Mais uma para a sessão Mundo Ovo: a Dami, uma negra, inglesa, estudante de medicina, com trancinha de dois iguais as minhas... estuda no Imperial College! Aí ficamos trocando figurinhas. Foi divertido, tanto que resolvemos sair pra jantar, e daí que acabamos no Sto Antonio, onde acabamos encontrando o amigo da Maria e bla bla bla.

Como eu já estava cansada, despedi-me de todos e voltei tuuuudo até a Praça da Sé. Peguei um busum, desci no campo grande, depois fui até a reitoria e esperei pacientemente um busum.

Sábado, domingo e segunda como outros quaisquer. Com a diferença que a academia estava fechada. E que ouvi uns barulhos de fogos de artíficio ontem à noite. No mais, nadinha de diferente.

À exceção de eu não ter dormido no filme da Sofia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai, abre teu coração...