segunda-feira, abril 23, 2012

Dialogo no escuro




No sabado fui na exibicao Dialogue in the Dark, que simula alguns espacos bem conhecidos de Nova York, como Central Park, Times Square e Fairway (um supermercado). O lance eh que a exibicao toda eh completa, COMPLETAMENTE no escuro. Entao a gente ganha uma bengala. E aprende a usar. Ou pelo menos tem orientacao de como deveria usar.

Entao entramos numa sala com banquetas iluminadas, rola uma explicacaozinha e dai a luz das banquetas vai diminuindo, diminuindo ateh que tudo fica escurao. Dai o guia ou a guia (um guia, no meu caso) entra na sala e se apresenta, conversa com a gente, explica coisas e tal. Nos estavamos em cinco pessoas, tudo entre amigas. Tah, dai o guia diz pra gente levantar, segurar no corrimao no meio da sala e seguir a voz dele.

[SPOILER ALERT] Ele abre uma porta e a primeira parada foi o Central Park. Foi bem bacana, sentir a grama, as pedrinhas, o calcamento, ouvir os passaros, os patos, a fonte de agua. Entao tem todos os sons e tal. E se voce chega perto e toca, estah lah de verdade, a fonte com agua, dah pra colocar a mao na agua. Tem o banco da praca. Enfim. Bem bacaninha. [FIM DO SPOILER]

Entao foi legal pra ter uma leve, muito leve impressao de algumas experiencias que uma pessoa que nao enxerga tem no seu dia a dia, como atravessar a rua, andar de metro, orientar-se em diferentes ambientes. Os sons, os cheiros, as texturas das coisas.

Ao final, a experiencia durou uma hora mas parecia que tinham sido vinte minutos. O tempo passou voando. Nosso guia, o Frank, que eh cego, foi super bacana. Recomendo a experiencia para quem vier a Nova York ou estiver em outras cidades que tenham a exibicao. Para saber mais sobre a historia deste projeto de uma olhadinha no wikipedia.


* Acabei tendo que alterar o modelito do blog porque os comentarios sumiram, ai, sei lah, tive que colocar um modelo atualizado. O que se ve aqui eh a versao mais proxima do modelo antigo.


sexta-feira, abril 20, 2012

Aviso aos navegantes



Então, meu povo. É, é, é, eu sai do Facebook. Quando foi mesmo? Nem lembro mais. No início eu sentia falta, mas agora nem sinto mais falta. O lance foi o seguinte: Facebook me distraia muito. Simples assim. 

Antigamente, assim, tipo, há muito muito tempo, eu tinha um grande poder de concentração. Na época do ensino médio, da faculdade. Durante meu período na física eu ficava horas e horas estudando, super concentradinha, na boa. Resolvia listas de exercício pra sempre. De uns tempos pra cá meu poder de concentração diminuiu significativamente. É muito difícil para mim focar em uma atividade apenas, concentrar, fazer só aquilo, por horas. 

Não vou dizer que é culpa do Facebook, mas acredito que este conjunto de novas tecnologias onde a informação é dada em textos curtos e rápidos, onde pequenas imagens contam histórias instantaneamente e onde o volume de informação a que se tem acesso é brutal, tem contribuído para que eu me distraia mais facilmente. 

Então é isso, voltemos ao básico. Sem Facebook. Meu telefone continua o mesmo +13478678905, meu email continua o mesmo "meu primeiro nome"@gmail.com. Ah, e meu endereço também. Se não tiver, é só mandar um email que eu informo. 

Além de sair do Facebook, voltei a fazer meditação. Voltei ao Brahma Kumaris, que eu frequentava lá em Porto Alegre. Qual o nome do bairro? Petrópolis, eu acho, né? Ali na Protásio, umas quadras antes da rótula da Carlos Gomes. Ainda é rótula? Acho que é só um viaduto agora, né? Lá se vão oito anos que saí da terrinha. O tempo voa. Enfim, eu ia no Brahma Kumaris na época da graduação, ia com a Greice. Fizemos curso de meditação e tal. Fiquei vegetariana por um (curto) período. Mas quando a menina me disse que a datação de carbono quatorze era balela, daí não pude aguentar mais. 

Mas é isso, para quem tem mandado email perguntando se aconteceu algo com minha saída do Facebook, obrigada. É bom ver que alguém me cutuca fora do Facebook. :-p
Pra quem não me escreveu porque nem notou minha ausência. O dia que eu voltar pro Facebook eu vou te tirar da minha lista de amigos. Tranquilo?

Nesse movimento de voltar ao básico, também alterei o formato do blog para o modelo antigo. Aquele modelo novo dinâmico me atordoa. Muito complexo, muito complexo. 

No mais, era isso. Estou aqui, viva e trabalhando na escrita da tese. Todo santo dia. Nova York tem tido dias ensolarados. Tenho ido ao cinema de vez em quando. Corro no parque dia sim, dia não. E preparo um drink básico pelo menos uma vez por semana. Aliás, eu tenho um Tumblr (katemari.tumblr.com) que eu gosto de atualizar. Beijinhos e muitas saudades. 


Ai, que loucura!


Não acredito que minha última postagem foi em novembro do ano passado! Já é abril. O que aconteceu comigo, pelamordedeus? Ah, sim, Facebook. E Tumblr. E a vida. 

Mas não se afobe não, que nada é pra já. Eu nunca esqueço do meu querido diário. Posso me afastar de vez em quando, mas esquecer, jamais, jamais. Os tempos mudam, as mídias mudam. Ai e o Twitter, hein? Nem uso. Mas agora meio que resolvi usar. Vejo raramente. 

O que não muda é que continuo gostando de registrar, de uma maneira ou de outra, fragmemtos da minha vida, da minha história. Embora a atualização do blog seja precária, continuarei a vir aqui, sempre, sempre. 

Até porque, às vezes é bom voltar às origens.