quinta-feira, fevereiro 27, 2003



"Foda-se", por não sei quem



O nível de stress de uma pessoa é inversamente proporcional a quantidade de "foda-se!" que ela fala.





Existe algo mais libertário do que o conceito do "foda-se!"? O "foda-se!" aumenta minha auto-estima, me torna uma pessoa melhor. Reorganiza as coisas. Me liberta. "Não quer sair comigo? Então foda-se!". "Vai querer decidir essa merda sozinho(a) mesmo? Então foda-se!" O direito ao "foda-se!" deveria estar assegurado na Constituição Federal.



Os palavrões não nasceram por acaso. São recursos extremamente válidos e criativos para prover nosso vocabulário de expressões que traduzem com a maior fidelidade nossos mais fortes e genuínos sentimentos. É o povo fazendo sua língua. Como o Latim Vulgar, será esse Português Vulgar que vingará plenamente um dia.





"Pra caralho", por exemplo. Qual expressão traduz melhor a idéia de muita quantidade do que "pra caralho"? "Pra caralho" tende ao infinito, é quase uma expressão matemática. A Via-Láctea tem estrelas pra caralho, o Sol é quente pra caralho, o universo é antigo pra caralho, eu gosto de cerveja pra caralho, entende? No gênero do "Pra caralho", mas, no caso, expressando a mais Absoluta negação, está o famoso "Nem fodendo!" O "Não, não e não!" e tampouco e nada eficaz e já sem nenhuma credibilidade "Não, absolutamente não! " o substituem. O "Nem fodendo!" é irretorquível, e liquida o assunto. Te libera, com a consciência tranqüila, para outras atividades de maior interesse em sua vida. Aquele filho pentelho de 17 anos te atormenta pedindo o carro pra ir surfar no litoral? Não perca tempo nem paciência. Solte logo um definitivo "Marquinhos, presta atenção, filho querido, NEM FODENDO!". O impertinente se manca na hora e vai pro Shopping se encontrar com a turma numa boa e você fecha os olhos e volta a curtir o CD do Lupicínio.





Por sua vez, o "porra nenhuma!" atendeu tão plenamente as situações onde nosso ego exigia não só a definição de uma negação, mas também o justo escárnio contra descarados blefes, que hoje é totalmente impossível imaginar que possamos viver sem ele em nosso cotidiano profissional. Como comentar a gravata daquele chefe idiota senão com um "é PHD porra nenhuma!" ou "ele redigiu aquele relatório sozinho porra nenhuma!". O "porra nenhuma", como vocês podem ver, nos provê sensações de incrível bem estar interior. É como se estivéssemos fazendo a tardia e justa denúncia pública de um canalha. São dessa mesma gênese os clássicos "aspone", "chepone", "repone" e mais recentemente o "prepone" - presidente de porra nenhuma.





Há outros palavrões igualmente clássicos. Pense na sonoridade de um "Puta que pariu!", ou seu correlato "Pu-ta-que-o-pa-riu!!!", falados assim, cadenciadamente, sílaba por sílaba. Diante de uma notícia irritante qualquer um "puta-que-o-pariu!" dito assim te coloca outra vez em seu eixo. Seus neurônios têm o devido tempo e clima para se reorganizar e sacar a atitude que lhe permitirá dar um merecido troco ou o safar de maiores dores de cabeça.





E o que dizer de nosso famoso "vai tomar no cu!"? E sua maravilhosa e reforçadora derivação "vai tomar no olho do seu cu!". Você já imaginou o bem que alguém faz a si próprio e aos seus quando, passado o limite do suportável, se dirige ao canalha de seu interlocutor e solta: "Chega! Vai tomar no olho do seu cu!". Pronto, você retomou as rédeas de sua vida, sua auto-estima. Desabotoa a camisa e saia à rua, vento batendo na face, olhar firme, cabeça erguida, um delicioso sorriso de vitória e renovado amor-íntimo nos lábios.





E seria tremendamente injusto não registrar aqui a expressão de maior poder de definição do Português Vulgar: "Fodeu!". E sua derivação mais avassaladora ainda: "Fodeu de vez!". Você conhece definição mais exata, pungente e arrasadora para uma situação que atingiu o grau máximo imaginável de ameaçadora complicação? Expressão, inclusive, que uma vez proferida insere seu autor em todo um providencial contexto interior de alerta e auto-defesa. Algo assim como quando você está dirigindo bêbado, sem documentos do carro e sem carteira de habilitação e ouve uma sirene de polícia atrás de você mandando você parar: O que você fala? "Fodeu de vez!". Liberdade, igualdade, fraternidade e foda-se!!!

quarta-feira, fevereiro 26, 2003

Ahhhh, eu falei com o fofo do Patrick hoje. Fazia um tempo que a gente não se falava. Ele continua super querido, como sempre. Meu amigo postgrad student, humpf. ehehehehe
mudanças



Como as pessoas mudam, né? Nossa, vocês não têm noção como um menino que eu conheço mudou... eu noto nas palavras que ele agora usa, no tom em que escreve, no modo como se posiciona... será que ele percebe?







será, Ricardão?
Bar do Lago



Hoje fui lá no Bar do Lago, me encontrei com o Du, o César, a Xandra e o namorado dela. Ops, agora que me dei conta que nem sei o nome dele, só sei que é o namorado da Xandra.



Enfim, tava bem bom, ri muito, tinha uma musiquinha ao vivo, bem ruimzinha, mas ainda assim divertida, pq. o cara cantava tão mal que era engraçado. O repertório não era dos piooooooores do mundo, mas foi de Wando a Demônios da Garoa, Marisa Monte a Shakira.



A pobre aqui tinha cinco reais: 2,00 de "couvert", 1,00 num pão de queijo, 2,00 num Tablito. Foi-se!



Ainda bem que eu tinha passagem escolar e ainda consegui pegar um ônibs para vir pra casa.



Pobreza é uma merda, mas é divertida, né?

terça-feira, fevereiro 25, 2003

segunda-feira, fevereiro 24, 2003

Hmmm o blogger agora é do google. Ai, este mundo dos negócios, é todo mundo comprando todo mundo.
AINDA BEM QUE EU NÃO DEI



Ainda bem que eu não dei

Ainda bem que não rolou

Ainda não foi dessa vez

Que teu jogo funcionou



Imagina se ontem eu tivesse dado

Acreditado no seu tipo de apaixonado

E hoje você mal falou comigo

Mandou um oi meio de amigo

Como se nada tivesse rolado

Imagina se eu tivesse liberado...



Não adiantou seu jeito meloso

Implorando para eu ir te ver

Teatro de primeira, se achando o gostoso

Crente que eu ia dar pra você



E você ia sumir de qualquer jeito, sem motivo

E eu ia achar que o problema era comigo

Que bom que você sumiu antes de se revelar

É ótimo não ficar esperando o telefone tocar



Agora, você que fique na vontade

Nem adianta insistir

E quando seus amigos perguntarem

Encara e diz: "Não, não comi"



Ainda bem que eu não dei

Ainda bem que não rolou

Se situa, meu bem

Joga limpo que eu dou







AINDA BEM QUE EU DEI



Ainda bem que eu dei

Sem fazer tipo, sem fazer jogo

Assim é muito mais gostoso

Tava tudo mesmo pegando fogo



Dei querendo dar

Dei sem encanar

Dei sem me preocupar

Se amanhã você vai ligar



Pode sumir, pode espalhar, pode desaparecer

Foi mesmo uma delícia dar pra você

Se quiser de novo, fica à vontade

Não tenho medo de sentir saudade



Dei na maior fé, na paz

Foi SIM, e não TALVEZ

E se você ainda quiser mais

Pega a senha, entra na fila

E espera a vez



Ainda bem que eu dei

Tudo lindo, tudo zen

Só uma perguntinha:

Foi bom pra você também?







QUE MERDA QUE EU DEI



Que lixo, que desperdício,

Que triste, que, meretrício,

Que ódio, que papelão,

Que merda, que situação...



O que parecia ser tão bom

Foi sem cor, sem gosto, sem som

Quero esquecer que aconteceu

Não, acho que não era eu



Não sei como eu fui cair na sua

Nesse seu papo de ir ver a lua

Devia estar a fim de ser enganada

Bêbada, carente, triste, surtada



E você se aproveitou desse momento

Fingiu de amigo, solidário no sentimento

Mas no fundo sabia o que queria

Como é que eu fui cair nessa baixaria?



Chega, vê se me esquece, desaparece

Finge que não me conhece

Foi ruim, ridículo, sem sal

Foi vazio, patético, foi mal



Que merda que eu dei

Já esqueci, apaguei

Tchau, querido,

Tenho mais o que fazer

Melhor comer sorvete na frente da TV...

sábado, fevereiro 22, 2003

Plágio* ou, eu entendo exatamente o que você quer dizer



...entao ate houve um tempo em que tudo teria sido muito legal, eu acredito, mas depois passou da hora, como? Dificil explicar, as coisas simplesmente acontecem e voce tem que aproveitar as licoes que essas mudancas proporcionam, como disse Luis de Camoes:

''Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, muda-se o ser, muda-se a confiança; todo o mundo é composto de mudança, tomando sempre novas qualidades.''



* do blog da Taci
Alguém quer me fazer companhia?



Confira os espetáculos da Mostra de Teatro DAD 2002/2



Prossegue a Mostra de Teatro do DAD 2002/2, promovida pelo Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da UFRGS, que apresenta os trabalhos dos formandos do segundo semestre de 2002 nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Teatro. Todos os espetáculos têm entrada franca, com retirada de senhas uma hora antes da apresentação. A coordenação geral é da professora Gisela Habeyche. Confira a programação detalhada para a próxima semana:



21 e 24 de fevereiro (sexta e segunda) 20h - Sala Alziro Azevedo (Av. Salgado Filho, 340 - Campus Central)

A dor que mais dói, trabalho de graduação em interpretação teatral da aluna Daniela Aquino Camargo, é uma adaptação de "Gota D’Água", texto de Chico Buarque e Paulo Pontes baseado na tragédia grega Medéia. Nesta adaptação, a personagem Joana revive a tragédia de Medéia que, traída por seu amado Jasão, comete atos extremos em busca de vingança. As figuras em cena e suas relações foram construídas por Daniela a partir de estímulos musicais, procurando através de impulsos e ritmos descobrir o estado trágico e expressar no corpo e na voz as sensações físicas de amor, traição, vingança, dor e agressividade. A construção dos personagens foi inspirada também em rituais afro-brasileiros e nas nuances sugeridas pela musicalidade e métrica do texto. No elenco: Daniela Aquino Camargo (Joana), Martina Klemm (Comadre Corina) e Maurício Wismmann (Jasão).

A aluna foi orientada pela Profa. Moira Stein do Departamento de Arte Dramática do IA/UFRGS.



25 e 26 de fevereiro (terça e quarta) 20h - Sala Qorpo Santo (Av. Paulo Gama, s/nº - Campus Central)

Viagem ao quarto sem saída, apresenta o trabalho do aluno André Mubarak para o curso de interpretação teatral. Orientado pelo Prof. Irion Nolasco, o aluno apresenta um espetáculo inspirado na literatura do escritor austríaco Peter Handke, que trata daquilo que acontece a uma pessoa quando desaparecem as barreiras que distinguem a realidade da imaginação. André não apenas conta uma história, mas também organiza interações entre fatos e sentimentos, abrindo caminhos para que o espectador encontre sentidos sobre cada coisa experimentada ou expressa. Kaspar, personagem principal da peça, persegue e é perseguido pelo pesadelo de encontrar-se com um duplo de si mesmo. Este encontro possibilita uma revelação da pluralidade oculta em todo ser e um confronto que provoca reações extremas de atração e repulsa. Ao mesmo tempo interior e exterior, oposto e complementar, opressor e vítima, ditador e marionete, o duplo faz com que Kaspar perceba o quanto depende do olhar dos outros para ser o que aparenta e, à medida que a relação de poder entre eles se desenvolve, cresce a dúvida: quem é o duplo de quem? Afinal, reencontrar a sombra perdida resulta em tornar-se a sombra desta sombra. Assim, o imaginário prevalece sobre a realidade; já não se sabe quem é o original, quem é o duplo. Visão contemporânea do mito do duplo, "Viagem ao quarto sem saída" nega a limitação do eu e encena o roteiro fantasmagórico do desejo. No elenco, além de André Mubarack, o ator Nando Messias.



26 e 27 de fevereiro (quarta e quinta) 20h - Sala Qorpo Santo (Av. Paulo Gama, s/nº - Campus Central)

Onde o vento faz bolinhos é o resultado da pesquisa para graduação em interpretação das alunas Rosimari Jacomelli e Melissa Dornelles, com

orientação da Profa. Cristiane Werlang. Trata-se de uma adaptação do texto “Donde el Viento Hace Buñuelos”, do argentino Aristides Vargas, realizada a partir de improvisos e de uma pesquisa de campo direcionada à observação de moradores de rua. Duas mulheres, Catalina e Miranda, esperam que desocupe um leito para que possam dormir. Essa espera provoca uma viagem no tempo e no espaço, povoada de recordações. Exiladas de seu mundo, colocadas à margem, no sentido social e emocional, essas mulheres conseguem avistar o movimento caótico e desenfreado das pessoas em busca de um lugar. “A lógica do vento é arrancar pessoas e jogar contra as pessoas”. Catalina e Miranda descobrem o lugar onde a lógica do vento pode ser outra - juntar restos (de pessoas?) e fazer bolinhos. Esse é o lugar da solidariedade das que estão fora de si mesmas, da amizade surgida da solidão, da busca de uma relação verdadeira, contraponto a um mundo regido pelas aparências

O que é SPAM?



Etimologicamente, o termo SPAM origina-se de um programa de série inglesa de comédia Monty Pyton, onde Vikings desajeitados, num bar, repetiam exageradamente o termo SPAM, marca de um presunto enlatado americano.



A definição de SPAM do ponto de vista prático é o envio abusivo de correio eletrônico não solicitado em grande quantidade distribuindo propaganda, correntes e esquemas de "ganhe dinheiro fácil".



Para o Procon, o uso de SPAM fere o código de defesa do consumidor. Só se pode divulgar informações de uma pessoa ou de um determinado produto, se houver autorização expressa para isso. Este é o site do órgão responsável em tratar do assunto: http://www.spambr.org/denunciar.html .





Currículo do Curso



Ou, o que falta para eu fazer do bacharelado.





UFRGS-GRADUAÇÃO



CURRÍCULO DO CURSO














Curso: 011-01 - BACHARELADO EM FISICA



Período: 2002/2













































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































EtapaCódigoDisciplinaCaráterPré-Requisitos
1 FIS01002  FISICA GERAL E EXPERIMENT I  



OB

 




 


1 MAT01353  CALC GEOMETRIA ANALITICA I-A 



OB

 




 


1 QUI01016  QUIMICA PARA FISICOS  



OB

 




 


2 FIS01003  FISICA GERAL E EXPERIMENT II 



OB

 




FIS01002 E MAT01353


2 INF01101  COMPUTACAO BASICA FORTRAN  



OB

 




 


2 MAT01354  CALC GEOMETRIA ANALITICA IIA 



OB

 




MAT01353


2 MAT01355  ALGEBRA LINEAR I-A  



OB

 




MAT01035 O MAT01353 O MAT01024


3 FIS01004  FISICA GERAL E EXPERIMEN III 



OB

 




FIS01003 E MAT01354


3 FIS01005  METODOS COMPUTAC DA FISICA  



OB

 




FIS01003 E INF01101


3 FIS02001  FUND ASTRON E ASTROFISICA I  



OB

 




FIS01002


3 MAT01167  EQUACOES DIFERENCIAIS II  



OB

 




MAT01354 E MAT01355


4 FIS01006  FISICA GERAL E EXPERIMENT IV 



OB

 




FIS01004


4 FIS01007  MECANICA CLASSICA I  



OB

 




FIS01003 E MAT01167


4 FIS01008  ELETRONICA BASICA I  



OB

 




FIS01004


4 MAT01168  MATEMATICA APLICADA II  



OB

 




MAT01167


5 FIS01009  TEORIA ELETROMAGNETICA I  



OB

 




FIS01006 E MAT01168


5 FIS01010  FISICA MATEMATICA I  



OB

 




MAT01168


5 FIS01012  INTRODUC A MECANICA QUANTICA 



OB

 




FIS01006 E QUI01016


5 MAT01032  CALCULO NUMERICO A  



OB

 




INF01101 O INF01117 O INF01210 O INF01211 O MAT01355 E MAT01167 O MAT01356 O MAT01050 2 MAT01009


6 FIS01011  MECANICA CLASSICA II  



OB

 




FIS01007


6 FIS01019  MECANICA QUANTICA I-A  



OB

 




MAT01167 E FIS01012


6 FIS01020  TERMODINAMICA A  



OB

 




FIS01007


6 FIS01031  ESTRUTURA DA MATERIA A  



OB

 




FIS01012


7 FIS01013  FISICA MATEMATICA II  



AL

 




FIS01010


7 FIS01014  FISICA DE FLUIDOS A  



AL

 




FIS01007


7 FIS01015  TECNICAS DE FISICA EXPERIMEN 



AL

 




FIS01008


7 FIS01017  RELATIVIDADE RESTRITA A  



AL

 




FIS01007 E FIS01009


7 FIS01018  TEORIA ELETROMAGNETICA II  



AL

 




FIS01009


7 FIS01021  FISICA MATEMATICA III  



AL

 




FIS01010


7 FIS01035  TOPICOS EM ENSINO DE FISICA  



AL

 




FIS01012


7 FIS01049  METODOS COMPUT DA FISICA IIA 



AL

 




FIS01005 E FIS01010


7 FIS01050  TOPICOS AVANCADOS FISICA I  



AL

 




FIS01010


7 FIS01116  MECANICA ESTATISTICA  



OB

 




FIS01020 E FIS01011


7 FIS02002  ASTROFISICA A  



AL

 




FIS02001 E FIS01006 E FIS01007


8 FIS01016  MECANICA QUANTICA II-A  



AL

 




FIS01019 E FIS01010


8 FIS01022  FISICA DE PLASMAS A  



AL

 




FIS01007 E FIS01009


8 FIS01023  TEC EXP DE FISICA MODERNA  



AL

 




FIS01015


8 FIS01024  FISICA ATOMICA E MOLECULAR  



AL

 




FIS01019 E FIS01009


8 FIS01025  OTICA MODERNA  



AL

 




FIS01009


8 FIS01027  TEC EXP DE FISICA NUCLEAR  



AL

 




FIS01015


8 FIS01028  FISIC NUCLEAR E DE PARTICULA 



AL

 




FIS01019 E FIS01009


8 FIS01030  ESTADO SOLIDO A  



AL

 




FIS01019 E FIS01116 E FIS01009


8 FIS01051  TOPICOS AVANCADOS FISICA II  



AL

 




FIS01010


8 FIS02003  TOP A.G EX-GALACT COSMOLOGIA 



AL

 




FIS02002




 

BIO10003  METODOS BIOFISICOS DE ANALIS 



EL

 




 




 

EFI04289  CONSCIENCIA CORPORAL  



EL

 




 




 

FIS01033  HISTORIA E EPISTEMOL FISICA  



EL

 




FIS01031 2 FIS01137 O FIS01019




 

FIS01036  CIEN E TEC DOS GASES RAREF I 



EL

 




FIS01006 O FIS01184




 

FIS01037  CIEN E TEC DOS GASES RAR II  



EL

 




FIS01036




 

FIS02007  COSMOLOGIA E RELATIVIDADE  



EL

 




FIS01007 E FIS01009 E FIS01012 E MAT01167 E FIS01013




 

GEO03001  MINERALOGIA I  



EL

 




 




 

GEO03320  ELEMENTOS GEOLOGIA MINERALOG 



EL

 




 




 

HUM01102  EVOLUCAO DO PENSAM CIENTIF  



EL

 




 




 

HUM01146  FILOSOFIA DA CIENCIA I  



EL

 




 




 

LET02010  RUSSO INSTRUMENTAL I  



EL

 




 




 

LET02011  RUSSO INSTRUMENTAL II  



EL

 




LET02010




 

LET02208  ALEMAO INSTRUMENTAL I  



EL

 




 




 

LET02209  ALEMAO INSTRUMENTAL II  



EL

 




LET02208




 

LET02228  ESPANHOL INSTRUMENTAL I  



EL

 




 




 

LET02229  ESPANHOL INSTRUMENTAL II  



EL

 




LET02228




 

LET02248  FRANCES INSTRUMENTAL I  



EL

 




 




 

LET02249  FRANCES INSTRUMENTAL II  



EL

 




LET02248




 

LET02268  INGLES INSTRUMENTAL I  



EL

 




 




 

LET02269  INGLES INSTRUMENTAL II  



EL

 




LET02268




 

LET02288  ITALIANO INSTRUMENTAL I  



EL

 




 




 

LET02289  ITALIANO INSTRUMENTAL II  



EL

 




LET02288




 

MAT02219  PROBABILIDADE E ESTATISTICA  



EL

 




MAT01102 O MAT01109 O MAT01166 O MAT01353




 

QUI02201  QUIMICA ORGANICA FUNDAMENTAL 



EL

 




 




 

QUI03324  QUIMICA NUCLEAR E RADIQUIMIC 



EL

 




CRE00060





















Sugestões para: decordi@decordi.ufrgs.br











Ah, já fiz metade da lista de excs de eletrônica, só que não tenho o material para consulta para fazer a outra metade. Acho que serei obrigada a deixar para segunda-feira, quando terei acesso a uma biblioteca e, talvez, sim, eu disse talvez, eu consiga o Sedra para consultar e ver a outra metade da matéria que falta.
Fui na academia na quinta-feia; denovo, hidro e gin. postural. Eu sou praticamente uma atleta agora.



Estou lendo um dos melhores livros da minha vida. Tô adorando. É bábaro, fantástico. Não sei como não o havia lido antes: O Retrato de Dorian Gray. E eu, que achava que era o único ser (ok, com exagero) que não havia lido esta obra ainda, fui surpreendia ao saber que alguns amigos meus nem sequer conheciam a existência da mesma. Nem tudo está perdido. Pra mim.



Estou 'avaliando' os programas de pós-graduação, através das notas da Capes. Não é nada animador. O mestrado que eu tô mega interessada, tem nota 3, de um ranking que vai até 7. Que desilusão.



Salvador, eu já estava decidida a morar em Salvador. Mas nota 3???? Ok, agora a opção é Maringá, que é nota 5. Mas Maringá???? Claro que sempre teremos São Paulo, que é nota 7, e sem prova, mas só uma linha de pesquisa que me interessa. Entretanto, comecei a considerar seriamente a UFF, que tem nota 6 e um programa de mestrado com linhas bem interessante. E prova. :-(



Vamos aguardar cenas dos próximos capítulos.

quarta-feira, fevereiro 19, 2003

To toda moida por causa da academia. Todas as partezinhas do meu corpo doem. :-(
Correria , correria... to aqui no campus pra ver se eu conseguia um livro na bib. Saco, nao consegui... tenho uma lista de excs pra fazer pra terca feira (eh parece um tempao, mas quero terminar ela hoje, pelo menos a metade, e a outra metade no findi). Nao consegui o livro.



Tah armando maior temporal aqui em Porto... consegui um estagio na Alemanha, mas decidi nao ir. Decidi isto anteontem, qdo tava em casa, e a minha mae, pra variar, me estressando... pensei que eh melhor tentar ir pra Salvador... e ficar uns 2 anos por lah. Eh mais tempo fora de casa do que o estagio. Ou seja, mais tempo de paz entre nos duas.



Vou-me, pois tenho que ir lah no servico da mae pegar pao, e almocar, e voltar pra casa pra continuar fazendo a lista de excs. Tinha que pegar o resultado do exame hj, mas soh sai depois das 17h, acho que vou sexta. Tb. tinha que ir no banco e bla bla bla. Mas a lista em primeiro lugar. Tri cdf.... juuuura, neh?

:-)

terça-feira, fevereiro 18, 2003

ó... tô viva tá. depois da sessão tortura - sim, aquela "aula" de ginástica postural era uma aula de tortura: todas as partes do meu corpo foram puxadas e repuxadas e empurradas, e não sei como não fiquei em vários pedacinhos pela sala de tortura.



vou dormir
To no campus e to com pressa, mas, so pra registrar... adivinha onde fui ontem?

.........

...........

............

Sim, sim, sim, na academia, finalmente, eu fui, eu fui, eu fui.



Ai, tri bom. Tao bom que hoje vou denovo.



Eu adoro, o problema eh sempre comecar, e, minha agenda suuuuuper atarefada.

eheheh





Entao vou correr agora, para nao perder o horario da aula das 14h30 - hidroginastica, e depois as 16h - Ginastica Postural.



Bem light, jah que ontem fiz step e body pump.



domingo, fevereiro 16, 2003

Urina de 24 horas



Ainda bem que escolhi hoje o dia para fazer a coleta para meu exame de urina de 24 horas. Tá chovendo lá fora.



O que é este exame? Assim, eu tenho uma enoooorme garrafa plástica, e tenho que, por 24 horas, coletar TODA e qualquer gotinha de urina que eu eliminar. Legal, né? A garrafa fica na geladeira.



Deu vontade de fazer xixi, vou lá eu pegar a garrafona, e fazer tudo ali dentro. Tá tudo bem, eu esqueci hj pela manhã e acabei fazendo um pouquinho, bem pouquinho, fora da garrafa, daí lembrei, parei o processo todo e peguei a garrafa. E recomecei.



Imagina o que era a cena!

Dicas de site para meu jantar japonês:





  • A cozinha maravilhosa da Tia Kate

  • Nihonsite
  • A arte de preparar o sushi se transforma desde os tempos dos Samurais



    Desde o remoto tempo dos Samurais até os dias de hoje, a culinária japonesa revolucionou o modo de se preparar e comer o sushi.

    No século III, quando não havia sal nem refrigeração, os nativos que habitavam a costa prensavam o peixe em arroz molhado, preparando fardos dessa mistura. A função do arroz era liberar o ácido láctico e acético, que assim azedava o peixe, evitando sua putrefação. A mistura era depois enviada para o interior das ilhas, com a finalidade de alimentar os camponeses. Essa técnica foi importada da Tailândia.

    Mais tarde, com a descoberta do sakê e de seu sub-produto (o vinagre), os japoneses passaram a rechear o peixe com arroz pré-cozido e avinagrado. Essa receita passava por um processo de três meses de conservação, para depois ser consumida em rodelas de peixe recheado com arroz.

    Naquela época, porém, já existia uma grande preocupação da contaminação do alimento na hora do corte. Em 1746, o médico Matsumoto Yoshiiti, ministro da saúde de Ietsuna Tokugawa (o 4º Xogum da dinastia Togukawa), inventou o soro Amazu, composto da mistura de vinagre, sal e açúcar.

    O preparo do sushi começaria, de fato, a mudar um século mais tarde. Em 1826, um florista chamado Yohei descobriu como fazer o atual sushi (peixe com arroz avinagrado), depois que teve acesso à documentação do médico Matsumoto. Aprendera que o wasabi, o gengibre e o vinagre de arroz, então utilizados em outros pratos, tinham fortes poderes antibacterianos. Isso ajudaria na manipulação do peixe cru junto com o arroz avinagrado, agora sem o risco de contaminação, originando assim o prato que ficou conhecido até hoje: o nigirizushi (bolinho de arroz moldado à mão, coberto com uma fatia de pescado cru).

    A floricultura de Yohei, instalada no bairro de Ryogoku (em Edo, atual Tokyo), deu origem a uma proliferação de quiosques de sushis pelo bairro. O edoíta (então habitante de Edo), sentia-se divinamente privilegiado por ter acesso a essa comida, trocando-a por poucas moedas. A proliferação desses estabelecimentos precários, construídos na frente da casa dos respectivos proprietários, gerou o surgimento de locais para se comer o sushi.

    Em 1923, um violento terremoto atingiu a cidade e muitos desses quiosques, construídos com madeira, pano e papel, disseminando um incêndio avassalador pela cidade. Em decorrência dessa catástrofe, fora proibida a instalação de novos quiosques, e os sushibares ganharam o interior dos imóveis.

    Com o advento desses novos estabelecimentos o povo japonês, milenarmente afeito a rituais, criava um novo estilo à degustação do sushi. Foi introduzido o costume de pegá-los com os hashis (palitos de comer), levando o sushi delicadamente à boca. Afinal, abria-se a própria casa para alimentar a população, e dentro de um lar os bons costumes de higiene deveriam ser cuidadosamente preservados.

    Nos pratos de sushi encontram-se, invariavelmente, uma porção de fatias de gengibre em conserva (gari) que tem como primeira função limpar a boca do sabor anterior, preparando-a para o próximo sushi. Outra importante função do gari é antibacteriana, enquanto supri o organismo com uma boa dose de vitamina C.

    O sushi também se come com shoyu, que é servido numa pequena travessa. Nesse recipiente, mergulha-se com delicadeza só uma de suas extremidades, evitando sobrecarregá-lo com o gosto do molho de soja.

    O sushi, a princípio, era degustado junto com chá verde (Ban-chá). Mas bebidas como sakê, vinho branco seco e cerveja hoje em dia são bem aceitas como acompanhamentos, não havendo regras quanto aisso. Em seus primórdios, o sushi era considerado uma simples entrada. Aos poucos, e sobretudo devido ao seu valor altamente nutritivo, conquistou espaço como prato principal.

    sábado, fevereiro 15, 2003

    Noite japonesa



    Estou organizando um jantarzinho aqui em casa, menu: sushi.



    Pois é, será uma noite japonesa, pelo menos no que se refere ao cardápio. Espero que funcione... se meu sushi não desmanchar todo. Na pior das hipóteses os convidados comerão um monte de arro, shoyo e biscoitinhos japoneses.. Ah, terá chá verde, é claro.

    Bem que eu queria um saquezinho... mas tudo já é muito caro! Seria tão de bom tom que alguém trouxesse um saquê, né?



    Saquê, sacou? (bah, que terrível esta!)
    Carrefour x Bourbon



    Outro dia fui no Carrefour, passei por um caixa, Everson, caixa 44. Sai dali e perguntei para uma mocinha no Caixa Central onde tinha aqueles formulários para se fazer uma reclamação, ela perguntou de que setor, eu disse, do caixa. Ela me indicou um lugar para ir. Eu fui, perguntei novamente, a outra mocinha perguntou se eu queria que chamasse alguém para a reclamação, eu disse que não era uma reclamação, era um elogio. Ela me indicou onde ficava o balcão com os formulários. Então eu fui lá e escrevi que o atendimento do caixa Everson tinha sido muito bom e simpático.



    Outro dia recebi uma ligação do Carrefour, agradecendo pelo comentário que eu havia deixado. Eu disse que realmente o caixa tinha sido super gentil e que eu acreditava que quando uma coisa é ruim a gente tem que reclamar, e quando é boa, prestigiar.



    Hoje fui no Bourbon, para variar, a mocinha do caixa foi uma vaquinha. Os preços do Bourbon são exorbitantes, o Carrefour é mais barato, tem melhor atendimento... pq. eu vou no Bourbon, hein?



    Daí saí do Bourbon e fui no Carrefour, comprar iogurte lá pq. era mais barato. Fui novamente bem atendida no caixa. Uma menina. Começo a achar que bom atendimento é padrão no Carrefour.



    Já no Bourbon... a má vontade impera. Que vá trabalhar em outra coisa, então, ao invés de lidar com o público. ô gentinha enjoada e mal humorada aquela do Bourbon. E metida a besta!







    Papai do céu, me dá um namorado...



    Noite de sábado. E eu aqui, sozinha, abandonada, jogada às traças... ninguém me ama, ninguém me quer.



    :-(



    Tem o níver dum amigo numa galeteria mas, sinceramente, eu não estou afim de ir. Talvez ele vão para um bar depois... daí eu iria. Mas a galeteria não me atrai nenhum pouco. Vou ligar para o pessoal depois.



    Tem a proposta de passar a noite fora de casa também. Mas esta é tão previsível... não quero não.



    Eu queria um namoradinho bem bacaninha hoje. Onde é que se arranja um, hein?



    Como é que todo mundo tem e eu não? Eu nem peço demais, só uma pessoa divertida, inteligente, tranquila, carinhosa. É pedir demais?????

    Acho que este negócio de escrever bem depois das coisas acontecerem, não funcioa. Nem consigo escrever sobre São Paulo, e hoje tenho tempo. :-/



    Enfim, resumidamente...



    Domingo, cheguei lá à tardinha, me acomodei, encontrei o Diego, e fomos para a Paulista, porque ele queria trocar um tênis que havia comprado pela manhã - sim, imagina se o compulsivo já não teria feito compras!



    Liguei para o Luciano e para o Tiago. Não encontrei nenhum dos dois. Liguei para a Rosane e a Moema, não consegui falar com elas. :-(



    Deixamos um bilhete para o Maicon, para que ligasse qdo chegasse e fosse nos encontrar. Ele ligou da rodoviária. Chegou no alojamento, não leu o bilhete e não foi nos encontrar. Eu e o Diego voltamos para o alojamento.



    Resolvemos ir para o Rei das Batidas, que é ali pertinho da USP.



    Na segunda, início das aulas... bacaninha... ahhhh tivemos que trocar de quarto no domingo, uns malinhas pegaram nosso quarto - com ar-condicionado - e nos expulsaram de lá. À noite, fomos para o Rei das Batidas denovo, só que com uma galerinha do curso. Liguei pro Luciano, e ele apareceu lá também, sem cavanhaque!



    Terça, fomos para a Vila Madalena. A pé. Ah, é.... esqueci o detalhe... na segunda-feira os ônibus entraram em greve, e os pobre tudo trancado na usp, né? Tá, daí fomos (eu, o Diego, Maicon e um menino de Salvador) para a tal Vila Madalena, seguindo os conselhos de um local - bem gatinho, por sinal, lá da usp. Paramos no Habibs para comer, eu tava louca de fome. Qdo estávamos lá, desabou a maior chuva. Depois, parou. Seguimos em direção aso bares. Acabamos indo para um barzinho muuuuuuuuuito legal, Farol da Madalena. Tomei um suco de abacaxi com hortelã e uma Margarita. Quase comi um sanduiche com queijo de búfala, tomates secos e rúcula. Mas o pessoal tava com vontade de ir embora, para ir para outro lugar. Acamos em lugar algum, apenas caminhamos, caminhamos... e voltamos pro alojamento.



    Na quarta, eu e o Maicon fomos ao centro, subimos no prédio do Banespa, tivemos uma visão shooooow de são paulo, andamos bastante, exposição de arte, tiramos fotos, e almoçamos na liberdade... nunca comi tanto sushi na vida, nem lá em Londres com o Thomas. À noite fomos para a Consolação, "show de bola" a noite. Fomos num bar que nao lembro o nome, super bom. Tomei uma cuba tri boa num buteco de esquina e fomos para o Ultralounge. Lugarzinho muuuuito bacaninha.



    Na quinta, encontramos com o Flávio, fomos comer o pastel que o diego tanto gosta. Depois o Flávio nos deixou ali na consolação. Eu tava querendo conhecer A Lôca, mas também não queria cortar o barato de ninguém... daí fomos para o Massivo. Tava muito ruim. E resolvemos ir para o Ultralounge denovo. Não tava tão bom como na noite anterior. A música não era das melhores, apesar de não ser ruim. Estava muuuuito cheio e tinha um povo mais chinelo. De toda sorte, eu me diverti muito, em todas as noites e tb. bebi muito em todas as noite - não que uma coisa esteja relacionada diretamente com a outra (?!).



    Na sexta, fiquei em "casa", o Diego pediu uma pizza, comi uns pedaços, mais dormindo do que comendo. O Maicon foi embora à tarde. A escola terminou ao final da manhã.



    No sábado fomos para a 25 de março, fiz minhas comprinhas básicas. À noite, a Rosane e a Moema passaram lá no Cepeusp e nos levaram para jantar. Fomos numa pizzaria no Shopping Morumbi. Comi muuuuuuuuuuuuuuuuito. Uma loucura. A pizza de chocolate não tem explicação. Depois elas nos levaram para tomar um café num lugar todo fofo... tomei um café tri gostosinho. Chovia cântaros.



    Ah, nesta noite o chefe da Arianna - sim, minha irmã mexicana - me ligou e tentamos um encontro frustrado lá no morumbi. Eu nao sabia quem ele era, e vice-versa. Sim, lá em Portugal eles tb. fazem assim. Que pena.



    Domingo, voltei para Porto Alegre.



    É, basicamente, foi isto.

    sexta-feira, fevereiro 14, 2003

    Ahhh a diretora do Gema autorizou a implantação do Projeto Integrar. Bacana, né? Mais trabalho, mais trabalho.

    Tudo bem, pra quê grana, mesmo, né?



    Ahhh 2, o pessoal lá de Santo Antônio da Patrulha não ligou. :-(

    Menos trabalho, menos trabalho.



    Adoro o blog do Gustavo
    Mãe com braço enfaixado, carro pra oficina (lembra dos mais de 800 pila?), carro pra oficina (geometria, balanceamento... claro que descobriram que tinha que fazer cambagem, na frente e atrás!!!), mais 160 reais; acordo, abro o freezer e tá tudo degelado, tô sem tv pq. a minha caiu das alturas e quebrou, impressora tá em pedacinho pq. a tv caiu e levou a impr. junto.



    Não seria esta a hora de um marido rico ou uma mega sena acumulada aparecer na minha vida?

    Conforme, Charles Ettiene, in, Joconda, Ato II:



    "ET L'ON REVIENT TOUJOURS

    A SERS PREMIERS AMOURS."






    Vale dizer: "E VOLTAMOS SEMPRE /

    A NOSSOS PRIMEIROS

    AMORES."



    plagiado do email do colega marco vidigal

    quinta-feira, fevereiro 13, 2003

    ahhh deixa eu dizer uma coisa: terminou a cadeira das tercas a noite, agora soh tenho aula ter e qui pela manha, legal, neh?



    Agora falta pouquinho para as aulas acabarem.
    meio dia e meia, to no campus, preciso almocar, depois ir pro centro, rodoviaria, bla bla bla. vou ver se consigo um trabalho lah em Santo Antonio da Patrulha, tenho que pegar o onibus na rod. Espero que consiga... me ocuparah duas manhas, e serah um dinheirinho... jah que to totalmente quebrada e sem uma fonte de renda qualquer. :-(



    Deseja sorte pra mim, tah?

    quarta-feira, fevereiro 12, 2003

    O site do Sinpro é bom mesmo, né?
    sem tempo, sem tempo.



    só pra constar, tô puta da cara com aquela lá sem noção de pontas, lembra??? Pois é...



    Deixa assim.



    Ah, rombo básico, revisãozinha do carro... 800 e poucos reais. Tá né, tão achando que a gente é rica.



    Chegaram as camisetas comemorativas do Londres na Boa... é foda ser podre de chique, né?

    terça-feira, fevereiro 11, 2003

    oieeee voltei.

    sim, cheguei ontem de sampa. claaaaro que vou fazer um relatório básico versão blog, não se preocupe.



    só digo o seguinte... aguarde, semana que vem - ao final dela - teremos novidades.



    ai, os agitos, os agitos... minha vida nao pára, hein???



    cooooisa boa.